Orçamentos de baixa, média e alta fidelidade      

Apesar de parecer óbvio, a finalidade do orçamento é dar um valor e prazo exato para um serviço contratado, mas vai além: o orçamento também pode ter a função de mostruário, show-room, amostra do serviço a ser entregue, semelhante ao portfólio de serviços, pois tanto o valor como a amostra do que vai ser entregue são fatores de decisão do cliente.
Categorias de orçamentos
Nesse sentido eu defino o orçamento em categorias de baixa, média e alta fidelidade.
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A maioria dos orçamentos de serviços são de baixa fidelidade, se restringindo ao preço e prazo, com ou sem uma amostra semelhante do entregue pois produzir uma amostra (ainda que parcial) com grau de fidelidade implica em custos (tempo e/ou dinheiro).
Criação de amostras dos entregáveis na área de produtos (físicos) é mais tranquilo – a porta do mostruário será a mesma porta colocada na residência, só trocando o ambiente.
Na área de serviços isso é mais crítico, pois o serviço pode ser um produto físico, virtual (digital) ou intangível. Neste segundo caso – produto ou serviço virtual – a criação de amostras tem um custo menor.
Orçamentos de alta fidelidade
Orçamento de alta fidelidade na area de serviços possui além do preço e prazo de entrega uma amostra bem próxima ou igual (normalmente parcial) do que vai ser entregue. Vou limitar os exemplos a área de design pois outras áreas profissionais (saúde, p.ex.) podem possuir características próprias que inviabilizam esse tipo de orçamento.
A importância de um orçamento de alta fidelidade reside tanto no cenário de um serviço entregue corretamente ou não.
Se tudo correr bem o orçamento de alta definição é um espelho do entregue.
Se houver diferença significativa ele é um parâmetro de qualidade.
Neste ultimo caso o orçamento de alta fidelidade (preço, prazo e amostra fiel) pode ser levado para outro profissional dar seguimento ao serviço.
Obstáculos na geração de bons orçamentos
Neste momento nos deparamos com uma cultura onde o cliente além de não saber a importância de um orçamento de alta fidelidade, até desconhece sua existência.
Junte-se a isso uma outra cultura do “acordo verbal” onde o subjetivo (coisas subjetivas e impossiveis de se oferecer como satisfação total ou leitura dos desejos inconscientes do cliente) fica implícito com consequências normalmente desastrosas.
Soluções na geração de orçamentos de alta fidelidade
Eu particularmente posso até fazer orçamentos de baixa fidelidade, mas no decorrer do serviço, antes da entrega, eu crio amostras de alta fidelidade para facilitar o entendimento do que pode ou vai ser entregue. Isso tanto facilita eventuais destratos de serviços como reduz ruídos na comunicação (expectativas irreais sobre o que foi solicitado e o que será entregue).
Outra solução é criar contratos de serviços ilustrados, antecipando ao máximo a criação de amostras de alta fidelidade.
Amostras de média fidelidade em orçamentos
Por fim ter um protótipo semelhante ao que vai ser entregue (uma amostra de média fidelidade) antes ou no inicio do serviço é uma ferramenta que pode ser útil.
Eu uso demonstrações de modelo de sites na internet para vender serviços de webdesign. Essas demonstrações são como amostras de média fidelidade pois mostram como o futuro site se comportará, dentro da interface e experiência de usuário (UI e UX).
Neste caso esse tipo de amostra – modelos de sites – podem ser usados para tirar dúvidas pontuais sobre os entregáveis, facilitando a geração de preços e prazos.
Conclusão
Enfim, acredito que o orçamento é parte importante de um serviço bem entregue, quanto maior for sua fidelidade. Usar ferramentas ou técnicas que viabilizem orçamentos de alta fidelidade se traduzem em ganho de tempo e satisfação do cliente no curto e médio prazo.
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