Reverse Spinning ou Spinning Reverso

Imagem: FreePik.com, Flaticon

A técnica de fazer artigo spinner (que eu traduzo como artigo ou texto circular) parte do objetivo/necessidade de produzir grandes quantidades de texto não-originais, sobre o mesmo assunto, para alcançar bons posicionamentos nos buscadores de internet.
Basicamente basta mudar as palavras-chave do texto por sinônimos para gerar vários textos “novos” sobre um mesmo assunto.

Só que essa técnica não surgiu na internet, apenas foi adaptada: muitos jornalistas reescrevem o mesmo texto para publicar em diferentes mídias como jornais e revistas (fico só nesses exemplos pra não estender muito o assunto).

Mas assim como existem profissionais da escrita que usam artifícios para produzir grandes volumes de texto em pouco tempo, há quem use técnicas para vencer bloqueios profissionais ou para produzir textos com o minimo de legitimidade. É sobre isso que vou falar, sem reinventar a roda, mas pegando carona no texto ou artigo spinner.

Cenário de um artigo spin reverso

Eu produzo anúncios para serem publicados na internet. Como são anúncios regulares, tenho de driblar a redundância (falar do mesmo assunto vezes seguidas) ou falar de assuntos diferentes ao mesmo tempo.

Lista de assuntos

Parto de um recurso usado por profissionais como autores de tirinhas (diárias) de histórias em quadrinhos: crio uma lista longa de assuntos para falar (exemplos aleatórios: depilação; trânsito; futebol) e depois aplico num gabarito ou linha geral.

Linha geral para todos os assuntos
O gabarito ou linha geral pode ser algo como os famosos tópicos do lide/lead jornalístico “o que”, “quem”, “quando”, “onde”, “como” e “porquê”
ou tópicos como: assunto, cenário e solução.

Essa lista de assuntos mais a linha geral/tópicos a serem preenchidos me permitem fazer textos semelhantes ou diversos, mais rapidamente do que partir do zero.

Como a maioria dos textos parte de pesquisa, esse processo é mais ágil em textos de opinião, quando você pode escrever um texto abordando o assunto de modo contra,  favor ou neutro. Mas prefiro dar exemplos rápidos:

Exemplo prático

Tenho um assunto: depilação (masculina, feminina);
com um cenário: problemas ou benefícios;
e a solução: dicas ou cuidados.

A partir desta lista (que pode ser expandida) posso gerar 3 textos sobre:

  • Depilação com cera; como reduzir o tempo de depilação; método espanhol ou Expresso;
  • Depilação com cera negra; vantagens para depilação masculina ou pêlos grossos; como fazer
  • Depilação com cera tradicional; vantagens; custo-benefício;

Diferente do texto opinativo (coluna de jornal ou revista) neste exemplo há uma pesquisa mais profunda sobre o assunto, mas a estrutura está definida e basta segui-la.

Conclusão

Novamente, essa técnica que estou batizando ironicamente de “spin reverso” não é nova mas se adapta ao meio eletrônico, onde a velocidade de produção e publicação de conteúdo é das maiores.

Anúncios

0 Responses to “Reverse Spinning ou Spinning Reverso”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Anúncios

%d blogueiros gostam disto: