Redefinindo o design?

Lendo artigo de Gabriel Patrocínio, encontrei texto de Mauro Pinheiro que brilhantemente colocou em um artigo pontos de vista sobre as áreas de atuação do design. Queria humildemente discorrrer sobre esse assunto, mesmo correndo o risco de fomentar discordância em algum ponto.

Uma das traduções que se faz ao termo design seria “desenho”, pois a atividade, nas suas origens, remeteria ao desenvolvimento de artefatos visuais ou objetos de uso cotidiano. Partindo desse “ponto de vista antigo” (?) design pode envolver atividades (a) diretamente relacionadas a desenho (de ilustração a desenho técnico) (b) indiretamente ligadas ao desenho (de impressão a prototipagem de objetos) (c) de apoio ao desenho (de revisão de textos a gerência de projetos).

Outro ponto de vista seria que a sociedade evoluiu e novas areas profissionais se incorporaram ao rol de atividades do design. Nesse ponto de vista, design pode ser ou estar inscrito em atividades como arquitetura da informação, ferramenta de marketing ou desenvolvimento de produtos sustentáveis.
O perigo, ao meu ver aqui é a atividade de design ser inscrita como apoio a outras áreas como administração ou gerência de projetos.  Nesse contexto, administração de atividades de comunicação social, cultura, economia e design são possíveis, independente de cada qual possuir suas particularidades.

No meu ponto de vista design deveria ser considerado uma atividade que tem o desenho como ponto de partida, se utilizando de outras areas do conhecimento e serviços como apoio para existir e se desenvolver/desdobrar. Outras atividades, novas ou não, (da ergonomia a arquitetura de informação) poderiam ser consideradas como atividades de apoio ao design, uma vez que colaboram para realização de um desenho (no sentido restrito e amplo da palavra – como informação visual ou atividade de projeto) ou materialização de conceitos/informações/necessidades através de uma linguagem visual.

Anúncios

0 Responses to “Redefinindo o design?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: